quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Teresa- Manuel Bandeira


Qto ao poema q vim pesquisar, esse chama Teresa.E o que me chamou a atenção no poema é ao relatar os olhos da personagem.... a obra original encontra-se aí para todos os amantes de uma boa leitura se deliciarem:

Teresa - Manuel Bandeira

A primeira vez que vi Teresa
Achei que ela tinha pernas estúpidas
Achei também que a cara parecia uma perna



Quando vi Teresa de novo
Achei que os olhos eram muito mais velhos que o resto do corpo do
(Os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando que o resto do
[corpo nascesse)



Da terceira vez não vi mais nada
Os céus se misturaram com a terra
E o espírito de Deus voltou a se mover sobre a face das águas


Agora que já foi feita a leitura da obra original, farei uma breve síntese do que eu compreendi.
Logo no ínicio, a primeira coisa percebida são as pernas. Bem típico de qqr homem, sempre vão direto no "alvo" pernas.... bundas.... e agora já está cientificamente comprovado que este alvo que eles nunca perdem a mira foi desenvolvido desde os ancestrais que os precederam que precisavam desse olhar preciso para sair a caça. Portanto faz parte do instinto masculino olharem primeiramente nas pernas, bundas e seios.

Na segunda vez que o personagem olha para Teresa, as coisas já mudam. Afinal, ele já conhece as pernas, portanto o homem está em busca de algo a mais que é encontrado no olhar, a sinceridade, a singeleza de uma mulher. E isso não dá pra ser visto nos seios, somente o olhar consegue transmitir.

E pra finalizar, na terceira vez que ele não vê mais nada, é percebido o amor, a paixão o snetimento que nasce no coração do homem para com a mulher desejada.
Foi isso q eu interpretei para os que discordam, fiquem a vontade para comentar.

Nenhum comentário: